Não à toa, uma casa bem decorada e organizada transmite uma sensação de aconchego e conforto, mesmo para aqueles que não habitam nela. Eis a importância da decoração: ela tem o poder de deixar os ambientes mais agradáveis, harmônicos e funcionais, valorizando o imóvel e transmitindo a personalidade dos moradores.

Além disso, decorar a casa pode ser o primeiro passo para um aumento da qualidade de vida e do bem-estar de todos, contribuindo para a diminuição do estresse e servindo como um espaço de alívio para a correria do dia a dia.

E você? Quer decorar sua casa mas não tem certeza se vale a pena gastar tempo e dinheiro num projeto bem desenvolvido e harmônico? Então, continue a leitura deste artigo e descubra qual a importância da decoração para o seu lar.

Ambientes bem decorados tornam-se mais funcionais

Para muitos, a casa é um espaço para se abrigar de todo o agito e desordem do mundo urbano, além do estresse e da correria do trabalho. Justamente por isso, ela deve proteger seus moradores tanto da agitação da cidade quanto dos caprichos da natureza, como chuvas e ventanias.

Por isso, nada melhor do que um projeto de decoração para reunir as características e desejos de todos os moradores e personalizar a residência, transformando sonhos em realidade através de um ambiente confortável que agrade a todos.

Um projeto profissional também pode ajudar no aproveitamento dos espaços e na escolha de móveis e objetos de qualidade para todo tipo de ambiente e tudo de acordo com o orçamento dos moradores. Afinal, quando decorada, a residência fica mais organizada e funcional, com ambientes práticos e móveis que ajudam no bom andamento da rotina.

As cores interferem no humor

Na decoração, as cores são elementos que contribuem para dar o tom do ambiente, transformando espaços sóbrios e formais em ambientes descontraídos e alegres ou vice-versa. Além disso, elas devem ser pensadas de acordo com todo o cômodo. Afinal, móveis e objetos harmonizados vão passar despercebidos se a cor do ambiente não for satisfatória.

Ainda mais importante, as cores possuem o poder de afetar nossas emoções e estado de espírito. Existe uma ciência por trás do seu uso e sua associação pode gerar determinados estímulos em nosso sistema nervoso. Portanto, um ambiente bem pensado traz benefícios físicos às pessoas, alterando humores e emoções.

A iluminação valoriza o espaço

Outro elemento primordial em uma residência bem decorada é a iluminação, tanto natural quanto artificial. Ela é responsável por não deixar o ambiente literalmente apagado e dar um toque especial a sua decoração.

Com as luzes, é possível criar diferentes efeitos num cômodo, seja de calor ou frio, seja de relaxamento ou concentração. Elas também servem para destacar estruturas e objetos.

Além disso, um bom projeto de iluminação pode deixar os espaços maiores, principalmente com o auxílio de espelhos. Portanto, escolher o posicionamento de lustres e luminárias, o tipo de lâmpada, a intensidade da iluminação e outros itens garante o aconchego do ambiente e ajuda a definir a sua finalidade.

Os móveis personalizam o ambiente

Fundamentais para a decoração, a escolha dos móveis e demais objetos de decoração permite que os ambientes sejam transformados. Alguns cômodos da casa podem requerer atenção especial, como a sala de estar, de jantar, quartos e cozinha. Por isso, a escolha de peças de qualidade favorece a sofisticação e elegância desses ambientes.

Obras de arte também contribuem de forma significativa para a personalização da decoração. Quadros e esculturas deixam o espaço com ar mais sofisticado e demonstram o requinte dos moradores. Além disso, eles despertam a criatividade de quem os observa, merecendo destaque nos espaços através da sua disposição e iluminação.

Cortinas, tapetes, luminárias e outros itens devem ser harmonizados e conversar com o estilo de decoração. Isso pode não ser fácil de primeira, afinal, o mercado conta com inúmeras opções e muitas novidades. Por isso, a principal dica é: prefira qualidade a quantidade. Os móveis devem ser duráveis, práticos e úteis, não ocupando espaço apenas por serem interessantes, principalmente os pequenos.

Uma boa decoração não é somente bonita, mas consegue tirar o melhor proveito do espaço de forma funcional e harmoniosa.

Os detalhes contam histórias

Falar em decoração é falar também dos detalhes, que contribuem para dar um toque pessoal à residência. Cores, texturas, disposição de móveis e objetos… tudo deve ser pensado conforme o que se deseja para o ambiente, principalmente elementos pequenos como rodapés e o gesso do teto, que fazem muita diferença no conjunto.

Além do mais, são os detalhes que fazem de uma residência um verdadeiro lar. A escolha dos porta-retratos e dos livros, a disposição de objetos trazidos de viagens ou herdados da família, tudo isso faz com que a decoração fique verdadeira e os moradores criem laços com a casa, transformando um espaço bem decorado em um ambiente bem habitado.

Por isso, é imprescindível uma assinatura pessoal em toda a decoração. São justamente os toques biográficos que transformam o espaço e oferecem o conforto e o aconchego que todo lar deve transmitir.

E, claro, também é muito importante considerar os gostos de todos os moradores da casa. Afinal, o que é prazeroso para uma pessoa pode incomodar outra e todos devem se sentir bem na residência. Por isso, todas as opiniões devem ser levados em conta na decoração.

Uma vez que o ambiente esteja repleto de objetos e móveis que são queridos e possuem um valor afetivo especial, a residência se transforma em um verdadeiro refúgio — a decoração, portanto, transmite personalidade aos cômodos e traz vida ao lar.

Com todos os aspectos apontados acima, não fica difícil perceber a importância da decoração para sua casa, não é mesmo? Funcionando de forma harmoniosa, cores, luzes, móveis e demais objetos fazem de uma simples residência o lugar perfeito para você fugir da correria do mundo e aproveitar a vida com quem se ama.

Gostou deste post? Acha que a decoração da casa vale o investimento? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião com a gente — vamos adorar saber!

Fonte: Blog Grama Grilia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui