Mau humor pode ser sinal de problemas de saúde, revela estudo

0
14
Foto: iStockphoto/Getty Images

Quantas vezes por semana você fica de mau humor? Esse número pode ser um indicativo de problemas de saúde, indica estudo publicado recentemente na revista Brain, Behavior and Immunity. De acordo com as descobertas, o humor negativo está associado a níveis mais altos de inflamação – que é uma resposta natural do corpo diante de lesões e infecções, assim como pode ser sinal de doenças crônicas e outros problemas comuns de saúde.

Para chegar a este resultado, os pesquisadores analisaram dados de 220 participantes coletados através da pesquisa Escape, que avalia os efeitos do estresse sobre o envelhecimento cognitivo, fisiologia e emoção. Ao contrário dos estudos anteriores, que investigam o humor através do efeito evocado (no qual os participantes respondem um questionário para relatar manifestações de humor registrados durante a semana ou mês anterior), os resultados relatados pelos pesquisadores foram alcançados ao analisar o efeito momentâneo ecológico (EMA, na sigla em inglês), que monitora as alterações de humor em tempo real.

Segundo a equipe da Universidade Estadual da Pennsylvania, nos Estados Unidos, o EMA é mais eficiente porque captura as experiências afetivas enquanto elas acontecem, já o primeiro modelo está sujeito à memória e fatores de personalidade.

Fonte: Achei Sudoeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui