O avanço tecnológico da China tem sido surpreendente. As vendas em lojas online no país, por exemplo, já representam 40% do comércio eletrônico do mundo

CHINA

Cada vez mais digital

O avanço da China em alguns setores tecnológicos nos últimos anos tem sido surpreendente. As vendas em lojas online no país, por exemplo, já representam 40% de todo o comércio eletrônico do mundo. Já nas lojas físicas, os chineses praticamente não utilizam mais dinheiro em papel ou cartões de crédito para realizar os pagamentos. Tudo é feito pelo smartphone. De   julho de 2017 a junho de 2018, as transações via celular somaram 9 trilhões de dólares, segundo o Banco Central chinês. Para completar, de todas as exportações de equipamentos de tecnologia e telecomunicações no mundo, 32% têm origem na China.

Por essas e outras razões, hoje a economia chinesa está se tornando cada vez mais digitalizada. Cerca de 6% do produto interno bruto está relacionado à chamada “economia digital”, isto é, as atividades que usam os meios digitais como um fator de produção. É um nível próximo  ao de países como a Alemanha e os Estados Unidos. Os dados fazem parte de um estudo de economistas do Fundo Monetário Internacional. Para as autoras, a digitalização será fundamental para que a China consiga ter ganhos de produtividade. Mas é preciso cuidar para que não haja perdas de emprego pela difusão de tecnologia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui