Começa a temporada do Pequi na feira livre de Caetité

0
14
Foto: Paulo Haran
<

O pequi, também chamado de pequizeiro, piqui, piquiá e pequiá, é uma árvore da família das cariocaráceas nativa do cerrado brasileiro. Seu fruto é muito utilizado na culinária sertaneja. Dele, é extraído um óleo denominado “azeite de pequi”.

Esse fruto tão aguardado por muitos baianos já está disponível para os caeteenses. Na feira livre da Praça do Mercado já é possível encontrar o tradicional pequi do Estado de Minas Gerais e também encontrado em alguns estabelecimentos comerciais.

Foto: Paulo Haran

Todos os anos o pequi de Minas é comercializado em Caetité e região a partir do mês de novembro e vai até o início de janeiro. este ano (2018) a dúzia está sendo vendida em Caetité há R$ 5.

A temporada do pequi da nossa região começa no mês de janeiro e vai até abril. Geralmente a dúzia é vendida pela metade do preço do de Minas.

O repórter Paulo Haran conversou com a Dona Custódia Pereira que já tem vinte anos de feira livre em Caetité. Ela nos deu todas essas informações e ainda nos explicou qual a diferença dos pequis das duas regiões. ”além do preço, a diferença está na cor do fruto e na massa. O pequi de minas tem a coloração mais amarela e possui mais massa do que o da região que é de coloração mais clara”.

Foto: Paulo Haran

O pequi também serve como remédio, cosmético e xarope. Muitas pessoas amam o fruto, mais tem quem não goste devido ao cheiro ou a forma de comer.

Por: Paulo Haran

Fonte: Star 105,9

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui