O ano novo será um bom momento para os concurseiros aproveitarem as oportunidades no estado da Bahia. De acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual do estado, serão ofertados diversos concursos para cargos de todos os níveis. O grande destaque será o concurso para a Secretaria de Educação, que tem previsão de ofertar quase 3 mil vagas. BA)

Confira os concursos previstos para o ano de 2019 na Bahia:

Concursos Bahia 2019

ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da BahiaAngelo Coronel, suspendeu a realização do concurso público da ALBA. A determinação da desembargadora Sílvia Zarif, de suspender o concurso foi mantida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. Por esse motivo, a ALBA decidiu por suspender o certame. Porém, o concurso pode ser retomado a qualquer momento a partir do ano que vem. Saiba mais.

Tribunal de Contas do Estado – TCE

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia planeja realizar um novo concurso público no ano de 2019. De acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual 2019 (PLOA), o TCE BA contratará 25 novos profissionais por meio do concurso.  Os cargos que serão contempladas, requisitos e demais detalhes ainda dependem de anúncio.

Em 2014 foi a última vez que o TCE BA abriu um concurso e, na ocasião, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a banca organizadora. Foram oferecidas vagas para as funções de analista de controle externo e agente público, ambos com requisito de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial das carreiras poderia alcançar R$ 12 mil, devido à inclusão da parcela variável pelo exercício do controle externo. Os inscritos foram avaliados por meio de provas objetivas e exame discursivo. O concurso teve validade de um ano.

Ministério Público da Bahia – MP BA

O último concurso do MP BA para o provimento de cargos do Quadro de pessoal foi realizado em 2017. Na época, a seleção ofertava 61 vagas para níveis médio e superior, além da formação de cadastro de reserva. De acordo com a PLOA de 2019, há um planejamento para mais um certame do órgão, desta vez, com a oferta de mais 20 vagas.

Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA

Em 2018, a Defensoria Pública do Estado da Bahia lançou edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária de pessoal. O certame foi organizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e ofertou 33 vagas para nível médio, 3 vagas para nível técnico e 41 vagas para nível superior, totalizando 77 vagas. De acordo com a PLOA de 2019, a DPE/BA organizará mais um certame com previsões de 100 vagas efetivas para o órgão e para mais 50 cargos em Regime Especial de Direito Administrativo.

Procuradoria Geral do Estado – PGE

A Procuradoria-Geral do Estado da Bahia realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal em 2019. A confirmação vem da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2019, que reserva recursos para contratação de novos servidores. Segundo o documento, será organizado um certame com previsão de 35 vagas efetivas para o órgão e mais 16 cargos em Regime Especial de Direito Administrativo.

Secretaria da Administração – SAEB

A Secretaria de Administração do estado da Bahia realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal em 2019. A confirmação vem da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2019, que reserva recursos para contratação de novos servidores. Segundo o documento, será organizado um certame e consta a previsão de 280 vagas efetivas para o órgão e mais 558 cargos em Regime Especial de Direito Administrativo.

Secretaria de Educação – SEC-BA

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia realizou um concurso público, em 2018, em que foram admitidos 3.760 novos profissionais no órgão. Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA), o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão de 1.500 vagas efetivas e mais 1.327 cargos em Regime Especial de Direito Administrativo.

Secretaria de Fazenda – SEFAZ BA

O concurso da Secretaria da Fazenda da Bahia, que está sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas, pode ser publicado a qualquer momento. O contrato com a banca organizadora foi assinado e partir de agora o edital já pode ser publicado. A informação é da Secretaria da Administração do estado. A assessoria do órgão confirmou que os trâmites do concurso estão bem adiantados e a previsão é que o edital saia entre o fim deste ano e o início do próximo, não há uma data definida ainda. De acordo com a PLOA de 2019, são esperadas 80 vagas imediatas e mais 15 em Regime Especial de Direito Administrativo. Saiba mais.

Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS

A Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do estado da Bahia organizará concurso para o preenchimento de 15 vagas efetivas em 2019, segundo a Proposta de Lei Orçamentária Anual. Há também, no documento, a previsão de mais 33 cargos em Regime Especial de Direito Administrativo.

Secretaria da Saúde – SESAB

Está previsto na Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019 um novo concurso para a Secretaria da Saúde do estado da Bahia. No total, de acordo com o documento, serão 400 novas vagas efetivas sem a previsão de vagas em Regime Especial de Direito Administrativo.

Secretaria da Segurança Pública – SSP

No último concurso da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, foram admitidos 1.702 novos profissionais no órgão. Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA), o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 265 vagas efetivas e mais 96 cargos em Regime Especial e Direito Administrativo.

Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – SEAP

Está previsto, também na Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, um novo concurso para a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia. De acordo com o documento, serão 140 novas vagas efetivas mais 148 em Regime Especial e Direito Administrativo.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI

Para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Proposta de Lei Orçamentária Anual prevê somente 49 vagas para admissões em Regime Especial e Direito Administrativo para o ano de 2019.

Secretaria de Cultura – SECULT

Já para a Secretaria de Cultura, a Proposta de Lei Orçamentária Anual prevê 11 vagas efetivas e mais 50 em Regime Especial e Direito Administrativo para o ano de 2019.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR

Para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019 prevê 18 vagas efetivas e mais 21 vagas em Regime Especial e Direito Administrativo.

Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA

Para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019 prevê 45 vagas efetivas sem a previsão de vagas em Regime Especial e Direito Administrativo.

Secretaria de Relações Institucionais – SERIN

Para a Secretaria de Relações Institucionais, a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019 prevê somente 18 vagas em Regime Especial e Direito Administrativo.

Secretaria do Planejamento – SEPLAN

Para a Secretaria do Planejamento, a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019 prevê somente 20 vagas em Regime Especial e Direito Administrativo.

Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia prevê, na Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, a realização de concurso para o preenchimento de 40 vagas imediatas e mais 51 em Regime Especial e Direito Administrativo.

Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia – AGERBA

Segundo a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, para a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia, estão previstos recursos para a contratação de 50 funcionários por meio do Regime Especial e Direito Administrativo.

Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN

Segundo a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, para a Departamento Estadual de Trânsito, estão previstos recursos para a contratação de 98 funcionários por meio do Regime Especial e Direito Administrativo.

Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade – IBAMETRO

Também segundo a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, para o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade, estão previstos recursos para a contratação de 69 funcionários por meio do Regime Especial e Direito Administrativo.

Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia prevê, na Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, a realização de concurso para o preenchimento de 20 vagas imediatas e mais 157 em Regime Especial e Direito Administrativo.

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 130 vagas efetivas e mais 174 cargos em Regime Especial e Direito Administrativo.

Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

No último concurso da Universidade Estadual de Feira de Santana, foram admitidos 135 novos profissionais no órgão. Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anua, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 53 vagas efetivas e mais 48 cargos em Regime Especial e Direito Administrativo.

Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

No último concurso da Universidade Estadual de Santa Cruz, foram admitidos 69 novos profissionais no órgão. Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 56 vagas efetivas em breve.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 53 vagas efetivas e mais 19 cargos em Regime Especial e Direito Administrativo.

Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB

Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 24 vagas efetivas.

Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia – FPC-AP

Em 2019, também de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 15 vagas efetivas e mais 11 cargos em Regime Especial e Direito Administrativo.

Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB

De acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 25 vagas efetivas e mais 84 cargos em Regime Especial e Direito Administrativo.

Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A – EMBASA

Segundo a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A, estão previstos recursos para a contratação de 879 servidores efetivos.

Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui