Palma forrageira tem sido principal aliada para manutenção da produção leiteira em Brumado

0
3
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em meio à crise hídrica e falta da vegetação no pasto, produtores de leite na região de Brumado estão alimentando o gado com uma grande aliada no bravo sertão: a palma forrageira.

De acordo com o último levantamento da produção agropecuária realizado pelo IBGE, no período 2017/2018, cerca de 1.286 estabelecimentos rurais encontram-se com o plantio da palma forrageira, totalizando uma produção de mais de 23 milhões de toneladas todos os anos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o vegetal leguminoso, além de fazer parte de muitos preparos da culinária caatingueira, também é um dos principais alimentos do gado leiteiro.

Misturada a sementes e grãos diversos, a palma entra como principal item de uma ração balanceada que tem ajudado a manter a linha produtiva diária de mais de 5 mil litros de leite, mesmo diante da severa seca que castiga o gado nos demais municípios vizinhos. A ração balanceada tem mantido não apenas a produção, mas o preço final do leite e seus derivados ao consumidor final. A usina de beneficiamento de leite, que pasteuriza o leite produzido na região de Brumado, atualmente, também recebe o leite dos municípios de Malhada de Pedras, Cordeiros, Guajeru e Presidente Jânio Quadros. Nestes, os produtores encontraram na palma o refúgio para o sustento do gado leiteiro e manutenção da renda familiar.

Fonte: Achei Sudoeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui