Foto - Reprodução

A necessidade de todos os administradores terem conhecimento sobre economia

A economia de um país, conhecida como macroeconomia, pode influenciar a situação financeira de qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena. Sendo assim, dependendo das transformações econômicas que ocorrem, todas sofrem mais ou menos os impactos.

Uma crise econômica em um país que está a milhares de quilômetros de distância do Brasil pode afetar a saúde econômica de uma empresa aqui. Hoje, isto está cada vez mais frequente devido à conhecida globalização, a qual tem encurtado as distâncias entre as pessoas e as empresas.

É a esta situação contemporânea da economia mundial que se deve a importância imprescindível de o administrador ficar atento à situação econômica do país, como também a do planeta.

Uma variação na taxa básica de juros, por exemplo, pode influenciar o caixa da empresa e a possibilidade de empréstimos para investir no crescimento desta.

O índice de consumo esperado para um determinado período na região de atuação da empresa pode mostrar uma abertura ou ampliação de mercado para ela, por exemplo.

Tudo isso exige do administrador atualização constante sobre o ambiente externo à empresa.

Esta visão para o ambiente externo da empresa se iniciou com a abordagem da teoria dos sistemas que revelou esta necessidade cada vez mais importante de o administrador olhar para as mudanças externas à organização, a qual é vital para a saúde financeira desta.

Por isso, os gestores precisam conhecer, ao menos, um pouco sobre como funciona a economia de uma região, do país onde estão localizadas as suas empresas, e até a mundial. Pois este conjunto de fatores econômicos são determinantes para a permanência da organização no mercado.

Fonte: administradores /
 Por Jamerson M. Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui