Foto - Reprodução

Por SEC/BA

No dia em se celebra o aniversário do educador baiano Anísio Teixeira, que nasceu em 12 de julho de 1990, no município de Caetité, o Governo do Estado instituiu, por meio do decreto Nº 19.132, o Ano Anísio Teixeira. A iniciativa visa promover pela Bahia uma série de ações, como editais, eventos, premiações, celebrações e lançamentos de livros e produtos audiovisuais em homenagem ao intelectual e pensador social baiano Anísio Teixeira, pelo seu papel fundamental na história da Educação do Brasil.

A proposta é incentivar e ampliar a divulgação da vida e obra de Anísio Teixeira, com o envolvimento das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Casa Civil, além dos órgãos públicos envolvidos com o Ano Anísio Teixeira.

A coordenação e gerência das atividades serão realizadas pela Secretaria da Educação do Estado. Dentre as atividades, destaca-se o I Seminário Internacional de Estudos Anisianos, a ser realizado em Salvador, no dia 12 de julho de 2020, e que tem o objetivo de divulgar a vida e obra do educador nas redes internacionais de pesquisa em história e ciências da educação.

Já a secretaria da Educação do Estado realizará atividades culturais e educativas no âmbito da rede escolar pública estadual, mobilizando discentes, docentes, técnicos-administrativos e comunidade circunvizinha da escola nas homenagens e produção cultural acerca da vida e obra de Anísio Teixeira.O decreto também institui uma Comissão, órgão colegiado, com a finalidade de propor a programação, planejar, organizar e apoiar as atividades da homenagem do Ano Anísio Teixeira, que transcorrerão durante todo o ano de 2020.

A comissão será composta por representantes das secretarias envolvidas, dos Conselhos de Educação, de movimentos sociais pela educação, e de intelectuais da área de educação especialistas em estudos anisianos e de representante da família de Anísio Teixeira e de seus colaboradores. 

Lançamento 

O início das comemorações pela passagem dos 120 anos do educador baiano será marcado pelo lançamento, nesta sexta-feira (12), do projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”. A cerimônia será realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), a partir das 15h, e será transmitida por videoconferência e pelo Youtube, nas redes sociais do IAT e da Educação Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui