Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

A nova infraestrutura do projeto Ceraíma possui alta eficiência no uso de recursos hídricos e busca assegurar sustentabilidade ao projeto.

Na manhã desta sexta-feira (02), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inaugurou em Guanambi as obras de reestruturação e modernização do projeto de irrigação Ceraíma, projeto público de irrigação que está em operação desde o início da década de 1970.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de Gustavo Canuto, ministro do Desenvolvimento Regional, Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nilo Coelho, ex-governador da Bahia, Artur Maia, deputado federal, autoridades locais, produtores rurais, representantes da Cooperativa Agrícola de Irrigação do Projeto Ceraíma (Cooperc) e profissionais da Codevasf. 

Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

As intervenções mobilizaram investimentos de R$ 15,9 milhões – parte dos quais com origem de emenda parlamentar do deputado federal Artur Maia (DEM). A nova infraestrutura do projeto Ceraíma possui alta eficiência no uso de recursos hídricos e busca assegurar sustentabilidade ao projeto.

A substituição do antigo sistema de irrigação por sulcos pelo sistema de irrigação por microaspersão elevou a eficiência de uso da água a 85%. Já a substituição dos antigos sistemas de condução da água, que funcionavam com canais e acéquias, por tubulações fechadas, elevou a eficiência a 95%. As ações permitiram redução de quase 50% do consumo das reservas de água da barragem de Ceraíma. Além dessas intervenções, foram apresentadas nesta sexta-feira a reforma de edificações e a pavimentação de estradas na área do projeto de irrigação.

Foto: Sudoeste Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui