Foto - 94 CIPM CAETITÉ

Por volta das 12:10 a Polícia Militar foi acionada por pessoa que informou ter recebido uma nota falsa de R$ 100,00 por parte de CARLOS DANIEL VIEIRA SANTANA residente na Faz. Lagoa dos Bois / Santa Luzia distrito de Caetité. Os envolvidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia da cidade para adoção das medidas cabíveis.
94ª CIPM “Guardiã do Alto Sertão!

Pena para dinheiro falso: quais as consequências

A pena para dinheiro falso pode abranger a produção, a circulação e o repasse desta moeda ilegal, pois afeta todo o funcionamento da economia.

A pena para dinheiro falso pode abranger a produção, a circulação e o repasse desta moeda ilegal, pois afeta todo o funcionamento da economia.

Todavia, percebendo que esteja na posse de alguma cédula falsa ou até mesmo suspeita, a ação que se deve ter neste momento precisa de alguns cuidados, sendo primeiro e mais importante é não passar adiante esta cédula.

Após este primeiro passo de orientação inicial é de extrema importância confeccionar um boletim de ocorrência policial em alguma delegacia da Polícia Civil ou Polícia Federal, levando consigo a cédula suspeita em caso de falsificação, indicando aos policiais de forma precisa de como esta chegou até você.

Caso você tente enganar uma outra pessoa, assim como foi enganado, caso esta pessoa ou alguém na cadeia sucessória, descubra que a cédula é falsa, há a possibilidade de que em algum momento você tenha que dar explicações acerca da origem da cédula.

Dinheiro falso – cuidados importantes

É de suma importância que você sempre confira a falsidade ou não das cédulas de real que recebe, devendo aumentar a atenção nas de maior valor. Dinheiro falso é uma situação bastante comum.

Caso você desconfie de que tenha alguma cédula falsa não tente passá-la adiante. Caso você saiba quem foi a pessoa que lhe repassou, seria bom saber qual o intuito de tal pessoa.

Todavia em todos os casos, deverá ser entregue em alguma delegacia, das mesmas citadas acima, no mesmo dia em que o boletim de ocorrência foi feito, para que assim não seja tratado como suspeito desta ação de falsificação.

Em casos que esteja em deparo com locais que produzem ou pessoas que fazem este tipo de crime, faça uma denúncia imediata no Disque Denúncia do estado em que reside ou pode fazer um contato com a Polícia Civil ou Federal do estado na mesma situação.

Hoje em dia, o sonho com o uso de dinheiro falso não é uma situação muito positiva que se possa ajudar na vida. Contudo, não se deixe de sonhar com momentos na vida, então incentive-se em trabalhar pelos seus sonhos e não pensa em cometer estes crimes, pois as reclusões podem não ser muito agradáveis e com isso seus sonhos irão se desmanchar. Não se esqueça que o crime nunca compensará, podendo só dar algum tipo de impressão para que se compense, todavia não por muito tempo.

Veja abaixo questões do Código Penal Brasileiro que tratam dos crimes de “Moeda Falsa” e também:

Moeda Falsa

Art. 289 – Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro:

Pena – reclusão, de três a doze anos, e multa.

Petrechos para falsificação de moeda

Art. 291 – Fabricar, adquirir, fornecer, a título oneroso ou gratuito, possuir ou guardar maquinismo, aparelho, instrumento ou qualquer objeto especialmente destinado à falsificação de moeda:

Pena de reclusão sendo de dois a seis anos, com multa.

DireitoBrasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui