Brumado: UPA 24 horas está concluída, mas inauguração é adiada novamente

0
16
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras de melhorias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) do município de Brumado foram concluídas e a Secretaria Municipal de Saúde recebeu todo o maquinário que será utilizado para o atendimento ao público. Porém, a comunidade brumadense terá de esperar até 2019 para receber o novo equipamento de saúde local.

O secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, esclareceu que a administração tinha o objetivo de inaugurar a UPA até o final deste ano, mas, com os contratempos nos repasses de verbas da União e do Estado, o Município não pode arcar com as despesas para manter sozinho a nova unidade de saúde, uma vez que já banca um orçamento apertado com o Hospital Professor Magalhães Neto após o advento das UTIs.

Diante do novo adiamento, o secretário preferiu não anunciar uma nova data para a inauguração do empreendimento, mas disse que está confiante de que o mesmo entre em funcionamento no próximo ano. Em 2016, com promessas frustradas do governo do estado de apoiar a manutenção da unidade e já finalizando seu mandato, o então prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) inaugurou o espaço físico, o prédio, onde se espera funcionar a UPA brumadense, com direito a descerramento de placa e até painel identificando o local.

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No entanto, em seu retorno ao executivo, o atual prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) avaliou que as constantes infiltrações e gotejamentos nos dias de chuva, além de recepção e salas de atendimentos de tamanhos inadequados, precisavam ser remodelados para atender os serviços a serem ofertados à comunidade, uma vez que a UPA receberá a maior parte dos atendimentos emergenciais da cidade.

Com as obras e o levantamento de mais recursos para completar a verba para aquisição dos aparelhos para equipar o prédio, a unidade mais uma vez teve a sua data de inauguração adiada, o que já é esperado pela população brumadense desde 2012, data anteriormente prevista para conclusão e inauguração do equipamento de saúde. Além da UPA 24 Horas, a comunidade ainda anseia pela inauguração de uma unidade básica de saúde já com o espaço físico concluído, localizada no Bairro São Jorge, para atender também o Brisas I, II, III e IV. No entanto, a administração ainda não tem uma data para a possível entrega da obra para os atendimentos aos munícipes.

Fonte: Achei Sudoeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui