Infecção causada por lente de contato pode levar à cegueira

0
13
Foto: iStock/Getty Images

Para muitas pessoas, trocar os óculos de grau pelas lentes de contato traz mais facilidade ao dia a dia. No entanto, se não for utilizada adequadamente, seguindo as recomendações de tempo de uso e limpeza, essa alternativa pode trazer diversos problemas para a saúde da visão, incluindo cegueira e perda do globo ocular.

Uma das doenças mais raras e graves envolvendo as lentes de contato é a ceratite ocular, que pode ser causada pelo protozoário Acanthamoeba spp. Apesar de estar em diversos ambientes, esse parasita é encontrado principalmente na água, onde gosta de viver; no entanto, os cientistas ainda não sabem explicar qual é a relação entre o microrganismo e as lentes de contato.

Segundo especialistas, o número de casos no Brasil tem aumentado, preocupando oftalmologistas já que 25% das pessoas afetadas requerem transplante de córnea para tratar a doença ou restaurar a visão. Estudo publicado recentemente no British Journal of Ophthalmology (BJO) mostrou que os principais fatores de risco para o desenvolvimento da ceratite por Acanthamoeba é a exposição à água, como uso incorreto das lentes de contato (em especial as do tipo gelatinosas) durante o banho (chuveiro ou banheira) e a piscina – que apresenta o maior risco de contágio.

A negligência com a higienização das mãos e das lentes também traz sérios riscos para a contaminação.

Fonte: Achei Sudoeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui