Sentir fome realmente altera o humor, indica pesquisa

0
0
Foto: iStock
<

Você é aquele tipo de pessoa que quando está com fome fica extremamente irritada e não quer olhar na cara de ninguém? A ciência pode explicar esse comportamento que tornam alguns indivíduos insuportáveis. Segundo pesquisadores, uma queda súbita nos níveis de glicose no sangue pode afetar o humor de forma prolongada.

O estudo, publicado na revista Psychopharmacology, mostrou que o stress não está apenas associado a fatores psicológicos, mas também metabólicos. A análise, realizada através da observação comportamental de camundongos com hipoglicemia induzida, ainda revelou que o controle nutricional deve ser analisado ao prescrever tratamentos para distúrbios psicológicos (depressão e ansiedade).

Sentir fome é estressante

Para avaliar o impacto da hipoglicemia no comportamento, os pesquisadores injetaram bloqueadores de metabolismo da glicose em camundongos, induzindo uma queda dos níveis da substância. Em seguida, os animais foram colocados em uma câmara. Na análise de controle, os mesmos animais receberam uma injeção de água e foram postos em uma câmara diferente da primeira.

Depois de passar pelas duas experiências, os animais foram posicionados de uma maneira que poderiam escolher em qual câmara entrar. Eles evitaram o ambiente onde experimentaram a hipoglicemia. “Esse tipo de comportamento evasivo é uma expressão de stress e ansiedade. Os animais estavam evitando a câmara porque tiveram uma experiência estressante lá e não queriam experimentá-la novamente”, explicou Francesco Leri, da Universidade de Guelph, no Canadá, ao EurekAlert.

Fonte: Veja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui