Saiba o que consumir para turbinar o seu treino

Quem pratica atividades físicas intensas, como corrida ou ciclismo, sabe que uma alimentação balanceada e rica em nutrientes pode fazer toda a diferença no desempenho. Antes dos treinos, alimentos que proporcionam mais energia para o corredor são ótimas opções para manter o pique e minimizar a sensação de cansaço.

A nutricionista Patricia Bertolucci explica que a eficácia dos alimentos não é imediata. Estes passam pelo processo de digestão, absorção, utilização ou armazenamento no organismo e as reservas são gastas durante o exercício, sendo ideal o consumo algumas horas antes do treino ou até mesmo ao longo do dia.

Já alimentos com grande quantidade de gordura podem gerar desconfortos gástricos e náuseas durante o exercício. Embora o carboidrato seja um dos principais nutrientes fornecedores de energia, os refinados (bolos, biscoitos recheados e outros industrializados) devem ser evitados, já que elevam os níveis de insulina levando o atleta a sentir dores de cabeça, fadiga e tonturas.

Confira 10 alimentos, recomendados pela nutricionista, que dão energia para o corredor e podem aprimorar o desempenho:

BANANA: famosa por conter potássio, responsável pelo equilíbrio de água e sódio no corpo, regulação neuromuscular e crescimento das células. A fruta é essencial para praticantes de atividade física, uma vez que o potássio está presente nas reações musculares e sua carência pode levar a câimbras e lesões. (Foto: Reprodução/Pexels)

 

AVEIA: a presença de fibras hidrossolúveis na aveia auxilia na manutenção da glicemia mais limiar. Pode ser consumida antes do treino junto com uma fruta, assim o corredor terá uma liberação de energia gradual para correr por pelo menos 40 minutos. (Foto: Shutterstock.com)

PÃO INTEGRAL: rico em fibras, pode ser consumido antes do treino com uma opção de proteína (queijo, peito de peru, patê de frango) ou com uma opção de gordura saudável como óleo de coco. O pão integral auxilia na liberação de energia durante o exercício, fornecendo glicose ao organismo, que consegue poupar os estoques de glicogênio muscular e prolongar o exercício. (Foto: Shutterstock.com)

GELEIA DE FRUTAS: dê preferência as geleias sem adição de açúcar, sem conservantes e adoçantes. As frutas fornecem energia, vitaminas e minerais necessários para o metabolismo durante o treino. (Foto: Reprodução/Pexels)

TAPIOCA: a opção sem glúten também é fonte de energia, mas deve ser acompanhadas de proteínas como queijo branco, mussarela, cottage ou ricota para uma digestão mais gradual. (Foto: Shutterstock.com)

QUINOA: rica em proteínas, aminoácidos essenciais para recuperação muscular e ferro, a quinoa ainda conta com vitaminas C e E, importantes antioxidantes que combatem a formação e ação dos radicais livres após o exercício. (Foto: Reprodução/Pixabay)

ÓLEO DE COCO: o óleo de coco extra virgem é uma fonte de triglicerídeos de cadeia m édia (TCM), facilmente absorvidos e transformados em energia no fígado, aumentando o rendimento por oferecer mais energia para o corredor. (Foto: Shutterstock.com)

AMARANTO: é ideal para ser consumido após o treino, fornecendo quantidades adequadas de proteínas e carboidratos ao organismo. (Foto: Shutterstock.com)

ÁGUA DE COCO: além da hidratação, a água de coco é fonte de minerais como potássio e magnésio, importante em reações do metabolismo de liberação de energia a partir do carboidrato e da gordura. (Foto: iStock.com/Getty Images)

BEBIDAS ESPORTIVAS: mais conhecidas como isotônicos, são bebidas prontas que suprem os sais minerais perdidos durante a atividade física e repõem os níveis de glicose, auxiliando na continuidade do exercício. São ideais para quem não tem tempo de se alimentar antes do treino. (Foto: Reprodução/Freepik)

 

Edição: Érika Alfaro

Fonte: sportlife

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui