Boletim coronavírus da Secretaria Municipal de Saúde de Caetité dessa segunda-feira (12/08), atualizado às 21h.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que foi registrado o terceiro óbito, por complicações decorrentes da Covid-19, de um paciente caetiteense que estava hospitalizado em Vitória da Conquista para tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

VEJA TAMBÉM:

Veja : Caetité registra primeiro óbito relacionado a Covid-19. Homem tinha 71 anos e residia na cidade

Tire suas dúvidas em relação ao Boletim da Covid-19 em Caetité

1 – Casos em monitoramento: São todos os casos suspeitos identificados de alguma forma pela equipe da Secretaria de Saúde. Esses casos entram em monitoramento que pode durar de 07 a 14 dias. Este período é chamado de quarentena. Pessoas que chegaram de localidades onde já existe o contágio comunitário, pessoas que apresentam quadro gripal, viajantes, profissionais de diversas áreas que precisam se deslocar ou estiveram em uma cidade ou região onde o número de casos é elevado. Entram também nessa categoria as pessoas que convivem com quem está ou esteve contaminado, mesmo não apresentando os sintomas da doença. É importante destacar que muitos que entram em monitoramento não apresentam os sintomas da Covid-19.

2 – Alta do monitoramento: São todas as pessoas que, vencido o prazo da quarentena, normalmente 15 dias, não manifestam nenhum sintoma da Covid-19. Como o governo federal não distribuiu um número de testes suficiente, a maior parte dessas pessoas que saem do monitoramento não são testadas. Dessa forma, é impossível afirmar se alguém que não se submete ao teste contraiu ou não contraiu o novo coronavírus. Uma pessoa que recebe alta do monitoramento, poderá retornar ao mesmo.

3 – Exames realizados (testes rápidos e Lacen-Laboratório Central da Bahia): É a soma de todos os exames/testes realizados pela secretaria de saúde. Nesse número estão todos os testes, tanto os que deram positivo, quanto os negativos.

4 – Casos descartados: São todos os exames que deram negativo ou inconclusivo. Um exame inconclusivo é aquele que por alguma razão o resultado não pode ser considerado.

5 – Casos confirmados: São todos os exames/testes que deram positivo. Nesse item são computados os testes rápidos e os testes do Lacen que deram resultado positivo. Explicando que os testes rápidos podem ser feitos de forma particular (clínicas ou individualmente, quando se compra em farmácia).

6 – Aguardando resultado: São os exames/testes enviados ao Lacen, que estão aguardando o resultado. O tempo médio de resposta é de 07 dias. Os testes rápidos, como o nome já diz costuma dar o resultado no período máximo de uma hora. Existem no Brasil cerca de 19 tipos de testes rápidos. Sua eficácia varia de 30% a 80%, a depender da marca.

7 – Casos curados: Pessoas que tiveram a doença e conseguiram a cura. Para saber quantas pessoas ainda estão em tratamento da Covid-19 no município basta subtrair o número de curados do número de Casos confirmados. Na maioria das vezes, a pessoa que está com a Covid-19, fica em casa sendo acompanhada de perto pela equipe da secretaria de saúde. O internamento só é recomendado, em casos agudos ou graves, de acordo com avaliação.

Direcom

MaisNoticias.net.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui