Candidatos alegam notas ‘incoerentes’ no Enem e pedem revisão ao Inep
Foto: Reprodução

Nas redes sociais, candidatos reclamam das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e questionam o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (Inep) sobre os resultados da prova divulgados esta semana.

Alguns dizem que as notas estão aquém do desempenho, outros afirmam que a pontuação está alta demais ou que não a redação teve os mesmos critérios de correção de outras edições. Parlamentares também querem explicações sobre as reclamações dos estudantes.

Em ofício enviado ao Ministério da Educação, os deputados Tabata Amaral (PSB), Felipe Rigoni (PSL) e o senador Alessandro Vieira (Cidadania) apontam possíveis falhas na divulga desde a edição de 2020. Em nota, organizações estudantis afirmaram que receberam centenas de denúncias sobre irregularidades.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) pediram que o MEC revise a sua atuação. A proposta inicial do nem era avaliar o desempenho dos estudantes de ensino médio.

Atualmente, as notas também podem garantir vagas em universidades públicas e particulares e até instituições internacionais de ensino superior, além de possibilitar acesso a programas governamentais de bolsas de estudo ou de financiamento, como o Fies.

Fonte: JovemPan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui