A Prefeitura de Guanambi conquistou esta semana uma vitória importante: O Sêlo Unicef, que foi conferido a outros 430 municípios do Semi árido Brasileiro e Amazônia legal, em razão de uma extensa pauta de ações e uma agenda de compromissos com a Criança e o Adolescente ao logo de quatro anos. O município de Guanambi teve melhorias significativas nos indicadores de saúde, educação e Assistência Social, aferidas pelos técnicos e examinadores do Sêlo.
O Fundo das nações Unidas para a Infância(UNICEF), confere o Sêlo aos municípios que asseguram o acesso de mais crianças ás escolas, mas mulheres com acesso ao pré natal, mais meninas e meninos com registro de nascimento, mais adolescentes participando ativamente das políticas publicas que impactam em suas vidas e por isso os municípios pleiteantes da certificação, desenvolvem um intenso trabalho articulado entre as diversas secretarias para conseguir alcançar os resultados propostos pelo UNICEF

“O resultado maior não é a certificação em si, mas os impactos positivos na vida de crianças e adolescentes. “Com o apoio do UNICEF, esses municípios se superaram. Isso é a prova de que fortalecer a gestão pública, com foco na infância e na adolescência, é o melhor investimento no desenvolvimento, particularmente em um País como o Brasil, com tantas desigualdades.”- Para Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil, Destacou Florence.
Em Guanambi para garantir a conquista, foram implementados vários esforços na educação, como a estratégia Busca Ativa Escolar proposto pela UNICEF, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a re-matrícula e a aprendizagem, além de capacitaram professores sobre inclusão de crianças com deficiência e realizaram ações para diminuir o número de crianças e adolescentes com dois ou mais anos de atraso escolar. Na saúde foram realizados investimentos na atenção básica, em especial no atendimento pré-natal e primeiros meses de vida, na vacinação e na prevenção de doenças. Na assistência social firmou-se o compromisso em fortalecer a rede de proteção, o que envolve melhorar o atendimento às famílias e desenvolver estratégias específicas para alcançar meninas e meninos expostos a diferentes formas de violência, além da formação para conselheiros tutelares e busca ativa de crianças sem registro de nascimento.
Guanambi também se destacou na criação do NUCAs (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) formado por 16 adolescentes (no mínimo), esses grupos participaram ativamente das discussões e decisões de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no município.
O prefeito Jairo Magalhães e o Secretario de Assistência Social Francisco Donato parabenizaram toda equipe de servidores que se empenharam na luta por essa conquista importantíssima para o município.

ASCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui