Homens x mulheres, quem perde peso mais rápido?

0
192
Foto: Getty Images

Um estudo publicado neste ano pela Diabetes, Obesity and Metabolism avaliou 2224 voluntários (1504 mulheres e 720 homens) com sobrepeso, obesidade e pré-diabetes, que foram submetidos a uma dieta de oito semanas (Cambrigde Weight Plan). A dieta era bem restritiva e de baixa caloria (LED — low-calorie diet) com cerca de 800 calorias e na maior parte líquida — sopas, shakes etc. Foi proposto uma ingestão de 375 gramas de vegetais. O estudo levou a resultados satisfatórios na resistência insulínica, composição de gordura corporal, massa magra e melhora dos sinais e sintomas da síndrome metabólica por conta do emagrecimento. Como já era de se esperar, os homens tiveram uma redução do peso corporal 16% maior do que as mulheres.

Os homens têm uma composição corporal mais beneficiada que as mulheres; com uma maior quantidade de músculos e, consequentemente, uma taxa metabólica basal (TMB) maior. Temos que levar em consideração que o organismo do homem funciona diferente do organismo da mulher e nunca podemos padronizar uma dieta. Os homens quando engordam costumam depositar mais gordura visceral (as que envolvem os órgãos internos) comparado a mulheres.

Já as mulheres têm uma maior quantidade de gordura corporal subcutânea, evidente nas coxas, quadris e distribuída por todo o corpo. No processo de emagrecimento os homens reduzem a quantidade de gordura visceral melhorando ainda mais sua taxa metabólica basal e ajudando a emagrecer mais rápido. Já nas mulheres a redução da gordura subcutânea não implica em uma melhora efetiva no risco metabólico, pois depende de outros fatores como o aumento de massa muscular com a prática de exercícios e também redução de gordura visceral e abdominal para uma melhor resposta metabólica. Esse estudo enfatiza que a mobilização de gordura abdominal mais evidente em homens quando comparado a mulheres com uma redução mais acentuada de gordura subcutânea interfere diretamente no resultado metabólico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui