Prefeitura decretará lockdown em Guanambi a partir de 1º de março
Joana Martins / Agência Sertão

A secretária de Saúde de Guanambi, Roberta Mota, afirmou durante entrevista coletiva no início da noite desta quarta-feira (24), que o prefeito Nilo Coelho vai implantar lockdown no município durante dez dias, a partir do dia 1º de março.

Segundo a secretária, o anúncio está sendo feito com antecedência para que os setores econômicos se preparem para a medida. Somente atividades extremamente essenciais estarão autorizadas a funcionar neste período. Bancos, casas lotéricas e outros prestadores de serviços serão chamados para dialogar sobre o funcionamento destes estabelecimentos.

A secretária ressaltou que a situação da Covid-19 no município está complicada, assim como ocorre em várias partes do país e o cenário precede o colapso. Nos últimos dias, a pasta tem registrado cada vez mais casos graves e óbitos de pacientes. “Estamos no pior momento em quase um ano de pandemia”, disse.

A titular da pasta disse ainda que o lockdonw é necessário pois as medidas até agora não estão sendo suficientes para controlar a transmissão do vírus. Ela afirmou que foram abertos mais oito leitos no Pronto Atendimento Covid-19, mas mesmo assim, a quantidade de pacientes internados ainda preocupa.

Em todo o estado, das 1.113 vagas em UTI disponibilizadas para o tratamento da doença, 908 estão ocupados, o que corresponde a 82%. Em Vitória da Conquista, onde estão os leitos de UTI da região, a taxa de ocupação está em 83%. Nos próximos dias, 10 leitos de UTI serão abertos no Hospital Oncológico em Caetité.

pronunciamento completo da secretária está nas redes sociais da Prefeitura de Guanambi

O que é lockdown?

Um lockdown, ou em português bloqueio total ou confinamento, é um protocolo de isolamento que geralmente impede o movimento de pessoas ou cargas. Os lockdowns também podem ser usados para proteger pessoas ou, por exemplo, um sistema de computação de uma ameaça ou outro evento externo.

Fonte: Agência Sertão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui